sexta-feira, 18 de abril de 2014

Entrevista de Playboy - Gabriel García Márquez

Trechos de entrevista de Gabriel García Márquez em1983

Cem anos de Solidão será transformado em filme, como se afirma?
Jamais. Os produtores me ofereceram enormes quantias pelos direitos, mas eu recuso. A última oferta, acredito, foi de 2 milhões de dólares. Não quero vê-lo transformado em filme porque quero que os leitores continuem imaginando os personagens da forma como eles os vêem, imaginam. Isso não é possível no cinema. No cinema a imagem é tão definitiva que o espectador não pode mais imaginar o personagem como deseja, mas sim como a imagem impõe.

Uma cena memorável de Cem Anos é a do padre que levita quando bebe chocolate quente. Como é que você teve essa ideia?

Bem, havia um padre em Aracataca de quem se dizia que era tão santo que se elevava do chão quando levantava o cálice durante a missa. Quando escrevo sobre aquele episódio, ele não me pareceu acreditável. Ora, se eu não acreditar em algo, o leitor também não acreditará. De forma que decidi ver como ficaria com outros vasos e líquidos. Bem, ele começou a beber todo tipo de coisa, e nada funcionava. Finalmente fiz ele beber Coca-Cola, e me pareceu a bebida perfeita! Contudo, eu não queria fazer propaganda gratuita da Coca-Cola, de forma que dei ao padre chocolate quente, o que também pareceu acreditável. Se eu fosse adiante com a Coca-Cola, iríamos ver grandes outdoors na América Latina dizendo: SUBA AOS ARES COM COCA-COLA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário